Mensagem do Presidente

pedro melo ps

Caros visitantes,

O Portal do Município da Povoação, com uma imagem jovem e renovada, numa perspetiva de valorização da dinâmica dos meios de comunicação no Concelho, visa sobretudo fortalecer a participação na vida municipal e partilhar informação sempre atualizada de toda a atividade desenvolvida e a desenvolver.

Queremos também, através deste meio dar a conhecer o Concelho da Povoação, as suas riquezas e potencialidades, que fazem deste o “mais lindo dos Açores”.

É assim com o maior prazer que Vos convidamos a “visitar” o nosso concelho onde poderá estar permanentemente em contacto com a natureza. Na terra ou no mar, oferecemos um vasto e variado leque de opções que certamente desejará repetir. Com jardins e miradouros de inigualável beleza, parques de sonho, de elevada riqueza botânica, temos caldeiras, lagoa e ainda piscinas de águas quentes férreas onde poderá relaxar, possuímos um campo de golfe, hotéis, casas de turismo rural entre várias outras opções onde poderá pernoitar.

Com uma gastronomia rica e diversificada, no concelho poderá saborear alguns dos melhores pratos e doçaria regionais. Os peixes grelhados e mariscos, as famosas fôfas, os bolos lêvedos, os licores e os biscoitos são apenas bons exemplos de iguarias de eleição. Sobressai da nossa ementa gastronómica, cozido das Furnas confecionado com o vapor que sai do interior da terra vulcânica e que lhe dá um paladar inconfundível.

Abrangendo a costa sueste de São Miguel, o Concelho da Povoação faz parte da maior e mais populosa das nove ilhas que compõem o arquipélago dos Açores.

Local onde desembarcaram os primeiros povoadores o concelho é constituído por seis freguesias e estende-se por 110,32 km2.

A freguesia de Água Retorta, tipicamente rural, com uma enorme fajã mesmo à beira do calhau junto ao mar; O Faial da Terra, presépio da ilha, com tradição na caça à baleia; A Freguesia de Nossa Srª dos Remédios, terra outrora rica em cereais com o seu “Museu do Trigo; A Ribeira Quente, freguesia tradicionalmente piscatória com uma praia de águas tépidas; A freguesia de Furnas na qual se pode sentir o pulsar dos Vulcões, com a sua lagoa, caldeiras, parques botânicos e águas termais e a Povoação, freguesia de riqueza histórica a partir da qual se podem desbravar os “caminhos do povoamento” ou trilhos pedestres.

Heráldica

Tendo em vista o parecer da Comissão de Heráldica do Associação dos Arquiólogos Portugueses e atendendo o que representou a comissão administrativa da Câmara Municipal do Concelho da Povoação: manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Interior, que a constituição heráldica das armas, bandeira e selo daquele Municipio seja a seguinte:

HERALDICA 0001

ARMAS - De prata, com caravela de ouro ornada de negro, encordoada, mastreada e com âncora do mesmo. A caravela vogando num mar de duas faixas ondadas de verde e acompanhada de dois molhos de espigas de milho de ouro, folhadas de verde. Em chefe um açor de sua cor, voando, com uma quina de Portugal nas garras. Listel branco com os dizeres: "Vila da Povoação", de negro. Coroa mural de prata de quatro torres.

 

bandeira povoacao

BANDEIRA - Esquarteada de amarelo e de verde. Cordões e borlas de ouro e de verde. Haste e lança douradas.

SELO - Circular, tendo ao centro as Peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres: "Câmara Municipal da Povoação".

 

Ministério do Interior, 16 de Junho de 1939

O Ministro Interior, Mário Pais de Sousa

(Diário do Governo n.º 139, I Série, de 16 de Junho de 1939, Ministério do Interior, Direção-Geral de Administração Política e Civil, Portaria n.º 9243)