O Índice de Transparência Municipal (ITM) é constituído por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Planeamento; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira; Transparência na área do Urbanismo.
Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município
Informação sobre os cargos eleitos do Município
- Publicação de informação sobre a distribuição de pelouros pelos membros do órgão executivo
- Publicação de uma nota biográfica/CV dos membros do Executivo
- Publicação dos endereços electrónicos dos membros do Executivo
- Publicação da declaração patrimonial dos membros do Executivo
- Publicação do registo de interesses dos membros do Executivo
- Publicação do abono de despesas de representação dos membros do Executivo
- Publicação da lista dos membros dos gabinetes da presidência e dos vereadores em regime de permanência e respectivas remunerações
Informação sobre o pessoal do Município
Informação sobre a organização e funcionamento do município
Planos e Relatórios
Planos e Relatórios
- Publicação do Relatório de Actividades do Municipio
- Publicação do Relatório de Sustentabilidade do Municipio
- Publicação do Relatório de Observância do Direito de Oposição
- Publicação de um relatório com informação sobre o volume e tipo de reclamações e/ou sugestões por unidade/serviço
- Publicação do Plano Estratégico Municipal
- Publicação da Agenda 21 Local
- Publicação do Plano Municipal de Obras Públicas
- Publicação do Plano Municipal de Ambiente
- Publicação do Plano Municipal de Resíduos sólidos Urbanos
- Publicação do Plano Municipal de Educação
- Publicação do Plano Municipal de Emergência (Protecção Civil)
- Publicação do Plano Municipal de Cultura
- Publicação do Plano de Prevenção da Corrupção e Infracções Conexas, incluindo Riscos de GestãoPublicação do Plano de Prevenção da Corrupção e Infracções Conexas, incluindo Riscos de Gestão
Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos
Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos
- Publicação dos regulamentos municipais e suas actualizações (incluindo regulamentos de atribuição de subsídios, cedência de espaços e concessões de bens ou serviços)
- Publicação de informação sobre a política/sistema de gestão da qualidade dos serviços municipais
- Publicação sobre o património do Município: lista dos bens próprios, móveis ou imóveis, administrados pela Autarquia local, dados em concessão ou cedidos para exploração
- Publicação do Boletim Municipal
- Publicação de uma lista com o valor dos impostos, taxas, tarifas e preços do Município
Relação com a Sociedade
Relação com a Sociedade
- Motor de busca no site do Município
- Link(s) para redes sociais c/ atividade
- Sistema de informação do Município (informação atualizada sobre cortes, suspensões ou alterações de serviços, redes viárias e de transportes públicos)
- Serviço de pedidos de informação que possibilite ao cidadão acompanhar o procedimento administrativo online
- Provedor do Munícipe: Publicação do endereço eletrónico/contacto
- Publicação dos horários de funcionamento do Município, dos seus serviços e equipamentos e respetivos custos de utilização
- Publicação dos protocolos e deliberações relativamente a subsídios, concessões, utilização de bens móveis, como veículos e imóveis às associações cívicas, desportivas, culturais, recreativas ou outras
- Espaço para Reclamações / Sugestões
Contratação Pública
Procedimentos pré-contratuais
- Publicação dos bens e serviços adquiridos sem concurso (ajuste directo ou outro procedimento), respectivos fornecedores, montantes e documentação que justifique tal modalidade de contratação.
- Publicação das peças concursais (anúncio de abertura do concurso, programa do concurso e caderno de encargos).
- Publicação do relatório de avaliação de propostas para cada procedimento concursal.
- Publicação dos adjudicatários e das entidades concorrentes (concursos) ou consultadas (outros procedimentos) para cada contrato.
Celebração e Execução do contrato
Controlo e Avaliação
Transparência Económico-Financeira
Documentos previsionais
Documentos de prestação de contas
Informação sobre Execução orçamental
Transparência sobre o endividamento
Transparência na área do Urbanismo
Geral
- Existe uma secção com conteúdos sobre ordenamento do território e urbanismo na página principal do portal do município?
SIM
Ao nível do Ordenamento do Território
Ao nível da gestão Urbanística e Patrimonial