Freguesia de Água Retorta

brasaoAgua Retorta

Segundo Gaspar Frutuoso, o nome “Água Retorta” provém “por respeito da água da fonte que pela rocha caí em voltas”. Constituída pela Terra Chã, Lomba das Fagundas e Fajã do Calhau, a freguesia de Água Retorta está muito ligada ao sector primário, com um total de 489 residentes, segundo os censos de 2011.

Esta pitoresca localidade fica a cerca de 75 quilómetros de Ponta Delgada e a 14 da sede do Concelho. Quem a visitar poderá encontrar belíssimas paisagens naturais, um Parque Florestal de encantar e um rico património edificado, do qual se destaca a Igreja dedicada à padroeira Nossa Senhora Penha de França e cuja festa em sua honra se realiza no penúltimo fim de semana de agosto.

No Verão, a Fajã do Calhau é um aprazível lugar de veraneio, onde muitas pessoas mantêm casas que habitam, especialmente no tempo das vindimas.

De Inverno, são muitos os populares que ainda se reúnem para as matanças do porco. Daí, a gastronomia da freguesia estar muito ligada aos produtos provenientes da carne de suíno, com destaque para o molho de fígado, o desfeito, o chouriço à bombeiro, a morcela na brasa e as famosas iscas de fígado. Estas são iguarias que levam a Junta de Freguesia local a promover uma Mostra Gastronómica anual de Produtos Agropecuários para dar a conhecer o que de melhor se faz nesta localidade do “Sol Nascente”.

Para mais informações visite:

Icon www Icon facebook

Icon Telefone 296 586 130

Icon Morada Rua Direita n.º 10A, Água Retorta, 9650-018 Água Retorta

Icon Email aguaretorta1@sapo.pt

Freguesia do Faial da Terra

brasaoFaial Terra

Situado entre duas montanhas ciclópicas de onde brotam águas límpidas com o oceano à sua frente e uma ribeira a separar a localidade a meio, fica o tão deleitoso "Presépio da Ilha".

Esta freguesia tão idílica, devido aos seus atributos naturais, cujo nome advêm da abundância de faias existentes no lugar onde foi implantada, é por excelência um local de visita obrigatória.

Com 359 habitantes, de acordo com os censos de 2011, o Faial da Terra vive, atualmente, da agropecuária. No entanto, nem sempre foi assim. Nos princípios do século XVI a fertilidade da terra e a beleza do Vale atraíram os primeiros povoadores, que depressa fizeram produzir os terrenos, criando os seus próprios meios de subsistência para além da produção do linho. O mar foi também um aliado muito precioso para esta comunidade, pois foi uma das principais localidades baleeiras da ilha de São Miguel, cujas marcas da atividade ainda perduram no tempo.

O Faial da Terra é também muito conhecido pelas suas festas em honra do Espírito Santo e da sua Padroeira, Na. Sra. Da Graça, efeméride que se realiza no segundo fim de semana de setembro.

Muito conhecida pela sua aldeia, o Sanguinho, e pela cascata do Salto do Prego, local predileto de passagem dos turistas, devido à beleza “suis geniris” e às plantas endémicas que o lugar dispõe, a freguesia do Faial da Terra permanece ainda fiel a muitas das suas particularidades, mas, ao mesmo tempo, mais moderna e virada para o mar.

Para mais informações visite:

Icon facebook

Icon Telefone 296 586 010

Icon Morada Rua Avenida 5-A, Faial da Terra, 9650-107 Faial da Terra

Icon Email jf-faialdaterra@hotmail.com

Documentos da Freguesia do Faial de Terra

Sub Categorias

Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios

brasao Senhora dos Remédios

Situada numa das encostas da Povoação, a freguesia de Nossa Senhora dos Remédios é constituída pelas Lombas do Loução e Alcaide, elevada a esta condição em 1957.

O topónimo de “Loução”, atribuído à Lomba, teve a sua origem no nome de um João de Loução, personalidade dos meados do século XVI, que, ao que tudo indica, construiu numa entrada da bacia da Povoação uma caravela. Por sua vez, o nome da outra Lomba, indica o lugar onde tiveram assento os Ferreiras de Azevedo que foram Alcaides da Povoação no século XVII.

Com 1.112 habitantes e sendo a terceira freguesia mais populosa do concelho, Nossa Senhora dos Remédios vive, sobretudo, da agropecuária.

As festividades de São João, em junho, Espírito Santo da Lomba do Alcaide e da padroeira, Na. Sra. dos Remédios, que se realiza no terceiro fim de semana de setembro, atraem muitos visitantes as estas paragens.

Quem passar por esta freguesia terá, obrigatoriamente, de visitar alguns itinerários turísticos de referência, como os Miradouros do Pico Longo e do Pôr-do-sol, o Museu do Trigo e a Alameda dos Plátanos.

Para mais informações visite:

Icon facebook

Icon Telefone 296 585 440

Icon Morada Largo Doutor Carlos Paiva, Lomba do Loução, 9650 Nossa Senhora Dos Remédios

Icon Email freguesiansremedios@gmail.com

Documentos da Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios

Sub Categorias

Freguesia da Povoação

Povoação

A freguesia de Povoação, local onde pisaram os primeiros povoadores da ilha de São Miguel e onde está implantada a sede do concelho, é a mais extensa e mais populosa do município com 2.161 habitantes. É também constituída pelo centro, pelos arredores – Comissão e Morro - pelas Lombas do Cavaleiro, Carro, Botão, Pomar e Pós.

As festividades em honra da padroeira, Nossa Senhora Mãe de Deus que se realizam no primeiro fim de semana de setembro e as festas em honra do Corpo de Deus são um dos pontos altos deste primeiro povoado. É nestas alturas do ano que muitos emigrantes visitam a terra para passarem as festas em família.

Dos pontos turísticos obrigatórios de visita destacam-se o Jardim Municipal, as igrejas de Nossa Senhora Mãe de Deus e a de Nossa Senhora do Rosário, esta última classificada como imóvel de interesse público, por ter sido a primeira igreja paroquial da ilha de São Miguel, o Parque Zoológico, o monumento Porta do Povoamento e a escultura alegórica do Primeiro Povoador, ambos localizados na beira-mar, e os vários mirantes espalhados um pouco por toda a parte, de onde se avistam deslumbrantes panorâmicas.

Para mais informações visite:

Icon WWW

Icon Telefone 296 585 312

Icon Morada Rua Monsenhor João Maurício Amaral Ferreira, 9650-403 Povoação

Icon Email geral-jfp@outlook.com