Freguesia do Faial da Terra

brasaoFaial Terra

Situado entre duas montanhas ciclópicas de onde brotam águas límpidas com o oceano à sua frente e uma ribeira a separar a localidade a meio, fica o tão deleitoso "Presépio da Ilha".

Esta freguesia tão idílica, devido aos seus atributos naturais, cujo nome advêm da abundância de faias existentes no lugar onde foi implantada, é por excelência um local de visita obrigatória.

Com 359 habitantes, de acordo com os censos de 2011, o Faial da Terra vive, atualmente, da agropecuária. No entanto, nem sempre foi assim. Nos princípios do século XVI a fertilidade da terra e a beleza do Vale atraíram os primeiros povoadores, que depressa fizeram produzir os terrenos, criando os seus próprios meios de subsistência para além da produção do linho. O mar foi também um aliado muito precioso para esta comunidade, pois foi uma das principais localidades baleeiras da ilha de São Miguel, cujas marcas da atividade ainda perduram no tempo.

O Faial da Terra é também muito conhecido pelas suas festas em honra do Espírito Santo e da sua Padroeira, Na. Sra. Da Graça, efeméride que se realiza no segundo fim de semana de setembro.

Muito conhecida pela sua aldeia, o Sanguinho, e pela cascata do Salto do Prego, local predileto de passagem dos turistas, devido à beleza “suis geniris” e às plantas endémicas que o lugar dispõe, a freguesia do Faial da Terra permanece ainda fiel a muitas das suas particularidades, mas, ao mesmo tempo, mais moderna e virada para o mar.

Icon facebook

Icon Morada Rua Avenida 5-A, Faial da Terra, 9650-107 Faial da Terra