Freguesia da Ribeira Quente

Ribeira Quente

Situada na chã de íngremes montanhas, onde o mar a seus pés vem beijar, está a bela Ribeira Quente, com 767 habitantes, um dos principais lugares de veraneio, por excelência, da ilha de São Miguel.

Esta localidade é composta por duas zonas distintas: o “Fogo”, onde ainda se pratica uma agricultura de subsistência familiar, explorando os terrenos baldios do local, e a “Ribeira”, onde a grande comunidade de pescadores vive do mar, concentrando as suas habitações à volta do Porto.

A comunidade piscatória é ainda maioritariamente jovem o que nos dá uma dimensão do que a pesca continua a representar para esta freguesia, como aposta no presente e no futuro, já que foram feitos grandes investimentos no Porto desta localidade, tornando-o num dos melhores dos Açores.

Geograficamente, o Porto da Ribeira Quente é um dos mais bem situados da costa sul da ilha de São Miguel, não só pelas suas condições de abrigo, mas sobretudo pela proximidade de importantes bancos de pesca.

Este Porto é também um importante marco para o desenvolvimento turístico da freguesia, no que respeita às actividades de whale wacthing e pesca desportiva. Ainda neste domínio, a freguesia possui uma Avenida virada para o mar com mais de 1 km de extensão, constituindo uma das principais zonas aprazíveis de passeio do município e uma praia com um areal paradisíaco com condições únicas, que todos os anos atrai milhares de turistas e visitantes à freguesia.

É ainda nesta localidade que se realiza a Festa do Chicharro, um dos mais importantes festivais de verão dos Açores, que geralmente se realiza no segundo fim de semana de julho. Já a festividade em honra do Padreiro, São Paulo, acontece no último fim de semana de setembro.

Icon Facebook

Icon Morada Rua DR. Frederico Moniz Pereira n.º 1, 9675 - 174 Ribeira Quente