Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios

brasao Senhora dos Remédios

Situada numa das encostas da Povoação, a freguesia de Nossa Senhora dos Remédios é constituída pelas Lombas do Loução e Alcaide, elevada a esta condição em 1957.

O topónimo de “Loução”, atribuído à Lomba, teve a sua origem no nome de um João de Loução, personalidade dos meados do século XVI, que, ao que tudo indica, construiu numa entrada da bacia da Povoação uma caravela. Por sua vez, o nome da outra Lomba, indica o lugar onde tiveram assento os Ferreiras de Azevedo que foram Alcaides da Povoação no século XVII.

Com 1.112 habitantes e sendo a terceira freguesia mais populosa do concelho, Nossa Senhora dos Remédios vive, sobretudo, da agropecuária.

As festividades de São João, em junho, Espírito Santo da Lomba do Alcaide e da padroeira, Na. Sra. dos Remédios, que se realiza no terceiro fim de semana de setembro, atraem muitos visitantes as estas paragens.

Quem passar por esta freguesia terá, obrigatoriamente, de visitar alguns itinerários turísticos de referência, como os Miradouros do Pico Longo e do Pôr-do-sol, o Museu do Trigo e a Alameda dos Plátanos.

Icon facebook

Icon Morada Largo Doutor Carlos Paiva, Lomba do Loução, 9650 Nossa Senhora Dos Remédios

Icon Email freguesiansremedios@gmail.com

Documentos da Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios