Freguesia de Água Retorta

brasaoAgua Retorta

Segundo Gaspar Frutuoso, o nome “Água Retorta” provém “por respeito da água da fonte que pela rocha caí em voltas”. Constituída pela Terra Chã, Lomba das Fagundas e Fajã do Calhau, a freguesia de Água Retorta está muito ligada ao sector primário, com um total de 489 residentes, segundo os censos de 2011.

Esta pitoresca localidade fica a cerca de 75 quilómetros de Ponta Delgada e a 14 da sede do Concelho. Quem a visitar poderá encontrar belíssimas paisagens naturais, um Parque Florestal de encantar e um rico património edificado, do qual se destaca a Igreja dedicada à padroeira Nossa Senhora Penha de França e cuja festa em sua honra se realiza no penúltimo fim de semana de agosto.

No Verão, a Fajã do Calhau é um aprazível lugar de veraneio, onde muitas pessoas mantêm casas que habitam, especialmente no tempo das vindimas.

De Inverno, são muitos os populares que ainda se reúnem para as matanças do porco. Daí, a gastronomia da freguesia estar muito ligada aos produtos provenientes da carne de suíno, com destaque para o molho de fígado, o desfeito, o chouriço à bombeiro, a morcela na brasa e as famosas iscas de fígado. Estas são iguarias que levam a Junta de Freguesia local a promover uma Mostra Gastronómica anual de Produtos Agropecuários para dar a conhecer o que de melhor se faz nesta localidade do “Sol Nascente”.

Icon www Icon facebook

Icon Morada Rua Direita n.º 10A, Água Retorta, 9650-018 Água Retorta