Município da Povoação

Município da Povoação

  • Início
  • Povoação
      • História
      • Geografia
  • Município
      • Câmara Municipal
        • Mensagem do Presidente
        • Composição do Executivo Municipal
        • Galeria de Presidentes
        • Heráldica
        • Organograma
        • Reuniões de Câmara
        • Protocolos e Deliberações
        • Planos e Relatórios
        • Informação Económica e Financeira
        • Contratação Pública
        • Património Municipal
        • Geminações
        • Eleições
        • Transparência Municipal
        • Editais / Avisos
        • PO Açores 2020
        • Regulamento Interno de Proteção de Dados
        • PRORURAL
        • Regimento da Câmara
      • Assembleia Municipal
        • Composição
        • Reuniões da Assembleia
        • Editais
        • Regimento
      • Juntas de Freguesia
        • Freguesia de Água Retorta
        • Freguesia do Faial da Terra
        • Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios
        • Freguesia da Povoação
        • Freguesia de Furnas
        • Freguesia da Ribeira Quente
  • Agenda
  • Contactos
ptenfrdeites
  • Entrada | 
  • Notícias | 
  • Rafael Carvalho e Ricardo Fonseca levam à Ribeira Quente “Amarantina” e Viola da Terra

Rafael Carvalho e Ricardo Fonseca levam à Ribeira Quente “Amarantina” e Viola da Terra

by Super User
on 14 julho 2022

A 12ª edição do Festival “Violas do Atlântico”, promovido pela Associação de Juventude Viola da Terra, recebeu, pela primeira vez, na Ribeira Quente, a Viola Amarantina: uma Viola de Arame Portuguesa conhecida, como a Viola da Terra, pelos seus 2 corações no tampo harmónico.

Os músicos Ricardo Fonseca, na Viola Amarantina, e Rafael Carvalho, na Viola da Terra, apresentaram trabalhos especiais e inéditos na história das Violas de Arame. Os dois músicos apresentaram as Violas, em momentos a solo, para demonstrar a sua sonoridade e técnicas de execução, mas também prepararam 5 ou 6 modas, tradicionais e originais, que apresentaram em duo, comprovando a complementaridade musical das Violas e, ao mesmo tempo, a sua versatilidade.

Nestas 12 edições consecutivas do Festival Violas do Atlântico, a Associação Viola de Juventude Viola da Terra, já trouxe aos Açores a Viola de Arame Madeirense, Viola Caipira do Brasil, Viola Braguesa, Viola Toeira, Viola Campaniça, Viola Beiroa e, a presente edição, a Viola Amarantina. Também já trouxe a Viola de Dois Corações, com o “toque rasgado”, característico da Ilha do Pico (e não só), e, nas últimas duas edições (a primeira online e a segunda presencial) a Viola de 15 cordas, conhecida como “Viola Terceirense”.

Desde 2011 que o Festival tem promovido concertos em duo, quase sempre inéditos, em que a Viola da Terra é a anfitriã, no sentido de valorizar e dar a conhecer as Violas de Arame, respeitando sempre o passado, mas também o enorme trabalho de recuperação e revitalização das mesmas.

Povoação, 14 de julho de 2022

 

E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Pesquisa
Tags Populares
  • Vila da Povoação
Município da Povoação © 2026. Política de Privacidade Mapa do Site
Login or register
Forgot Esqueceu-se do nome de utilizador?/ Esqueceu-se da senha??
Login with Facebook
Login with Google +